Primeiros passos 
Como começar a sua aventura pelos jogos  

Se você chegou até aqui, através do navegador oficial da TILT, deve estar vendo ao lado um menu como este. O botão no topo dele permite acessar sempre o menu inicial de páginas do sistema.

O seletor de pastas permite encontrar os adventures em seu HD e no quadro logo abaixo serão mostrados quais estão na pasta selecionada. Um duplo click faz com que o jogo seja carregado para edição, ao mesmo tempo em que é executado.

Se você vai editar o jogo apenas no seu HD, ou seja, está desenvolvendo um jogo que ainda não está liberado ou quer fazer (ou apenas testar) modificações sem no entanto torná-las públicas, basta ir adiante na edição do jogo.

Se deseja compartilhar suas modificações ou criações com outros usuários, editar jogos abertos, etc, deve conectar-se ao servidor da TILT, pressionando o botão Conectar. Se o led vermelho ficar azul, é sinal de que você está online e o sistema de atualização pode ser usado. Para conectar-se você precisa ser assinante do club TILT e colocar seus dados de login nos campos apropriados (Login e Senha).

A senha de upload é uma senha especial de acesso ao jogo em edição. Jogos abertos não precisam de senha (ou sua senha são amplamente divulgadas), porém jogos exclusivos podem exigir uma senha específica que permita a edição. Isso é feito para que determinados jogos fiquem restritos a grupos de desenvolvedores, além de combinar liberdade de atualização pública com permissão de edição (Código de edição).

Se o jogo foi carregado com sucesso, irá aparecer um box de edição como o que está logo abaixo:

À esquerda temos o seletor de scripts do jogo, tanto dos scripts de posição quanto os scripts de comandos. Logo abaixo temos um grupo de botões/funções especiais e na janela central o script em edição. A janela à direita mostra especificamente os dados e demais ajustes da instrução (linha) selecionada.

Os botões executam as seguntes funções:

Gravar: grava o script em edição com o nome que consta no campo cinza claro. Pode ser o mesmo nome ou pode ser alterado para qualquer outro nome.

Deletar: apaga um determinado script do HD.

Apagar: limpa o texto do script em edição.

Comandos: abre/fecha o editor de comandos do jogo.

Executar: executa o script selecionado (apenas ele).

Download: baixa do site oficial do jogo uma cópia do script.

Caso o jogador esteja devidamente conectado ao servidor da TILT, então mais três botões serão visualizados:

Upload: publica na web o scritp editado, com suas modificações.

Restaura: restaura no site oficial do jogo o script default.

Default: grava o script como default (esta opção somente pode ser efetuada pelo dono do jogo).

O primeiro script do jogo é normalmente usado para criar os dados e procedimentos padrão da partida, os objetos e mensagens repetitivas, além de visualizar as mensagens de boas vindas, explicações e orientações iniciais e deixar o jogador posicionado no local onde a partida se inicia.

 
online