msg=
texto
|
Coloca o
texto na área de mensagens, como um parágrafo
completo, apagando todo o conteúdo anterior dessa
área. Caso a flag 12, do status geral do
jogo seja igual a "X", o sistema não
apagará o conteúdo, transformando a área
de mensagens em um texto corrido.
|
|
|
msg#
texto
|
Apenas
acrescenta o texto, como parágrafo, na área
de mensagens e sem levar em consideração
a flag 12.
|
|
|
msg+
texto
|
Anexa o
texto ao último parágrafo enviado para
a área de mensagens. Caso o texto seja igual
a "obj1" ou "obj2"
o sistema usará a descrição correspondente
ao objeto mencionado pelo jogador. Se o primeiro caracter
do texto for igual a "#", o sistema
usará a descrição do objeto indicado
(índice ou nome). Caso o primeiro caracter do
texto seja "%", o sistema acrescentará
ao texto o valor do conteúdo do registrado indicado
(índice ou nome).
|
|
|
str=
texto
|
Define
uma string texto para uso na programação.
|
|
|
str+
texto
|
Acrescenta
texto à string.
|
|
|
str#
texto
|
Mostra
a string na área de texto e apaga o seu conteúdo.
|
|
|
defmsg
X,texto
|
Define
o texto para a mensagem indexada de número X.
|
|
|
mfont=
Tmh,biu,Cor,nome
|
Ajusta
as propriedades da fonte usada para a impressão
na área de mensagens. Tmh indica o tamanho
(size) da fonte, "biu" ou "BIU"
define o estilo (Bold, Italic e Undeline,
Cor define a cor de impressão em formato
RGB e nome indica o nome da fonte.
|
|
|
tfont=
Tmh,biu,Cor,nome
|
Ajusta
as propriedades da fonte usada para a impressão
na tela de visão do jogador. Tmh indica
o tamanho (size) da fonte, "biu" ou
"BIU" define o estilo (Bold,
Italic e Undeline, Cor define a
cor de impressão em formato RGB e nome
indica o nome da fonte.
|
|
|
print
X,Y,texto
|
Imprime
o texto nas coordenadas x,y, no buffer da tela
de visão do jogador.
|
|
|
|
Imprime
o texto nas coordenadas x,y, diretamente na tela
de visão do jogador, sem passar pelo buffer,
ou seja, a informação se perderá
no próximo refresh da tela.
|
|
|
sombra
X,Y,Cor
|
Define
uma cor para sombra do texto. X e Y
indicam o deslocamento da sombra, em relação
às corredenadas de impressão e Cor
indica a cor da sombra.
|
|
|
|
|