A
primeira versão deste jogo foi publicada na edição
22 da revista Micro Sistemas,
lá pelo ano de 1983 - daí
o número 83 no nome do dito cujo. Foi o primeiro jogo brasileiro,
totalmente escrito em linguagem de máquina (o popular assembly)
publicado em uma revista de circulação nacional. Nem precisa
dizer que foi um estrondoso sucesso editorial na época.
É
claro que, naquela versão, o avião era apenas um sinal gráfico
">" e tanto a torre de controle, quanto o radar, não passavam
de blocões gráficos. Eram os tempos dos micros compatíveis
com o Sinclair ZX 81. De lá
para cá muita coisa mudou, mas certos conceitos permanecem os mesmos.
São justamente esses conceitos que nos permitem criar hoje, em
pouco mais do que algumas horas, jogos como essa versão especial
do Aeroporto 83, totalmente escrita
em Delphi e que inaugurou a TILT online
na internet. Portanto, apertem os cintos e...
O
desafio:
Piloto
automático ligado, você precisa pousar num aeroporto com
toda urgência, pois o combustível da aeronave está
no final. Mas, algum idiota encheu a pista com caixas e a única
forma de retirá-las a tempo é bombardeando-as. Limpre tudo
antes do pouso, senão... Crau!
*** POR FAVOR,
NÃO DESTRUA ***
A
torre de controle e o radar não são alvos, portanto resista
à tentação de detoná-los. Você ganha
pontos por pousar intacto e por cada caixa que remove da pista, mas perde
muitos pontos se explodir a torre ou o radar. Se pousar desatradamente
então, nem se fala.
Para
fazer o jogo funcionar, basta clicar na área do aeroporto ou num
dos aviões e a partida em início. Para soltar uma bomba,
também basta clicar em qualquer ponto do aeroporto ou dos aviões.
Boa sorte e que os ventos estejam a seu favor, na hora do pouso.
As
novidades:
De
1983 até hoje muita coisa mudou no cenário da informática
e os micros ampliaram de forma significativa seu poder de processamento,
incorporando novos recursos visuais e sonoros. Usar esses recursos é
no mínimo obrigatório, para pelo menos acompanhar o que
se faz de mais moderno, em termos de jogos.
Assim é também com o nosso aeroporto que ganhou, nesta última
versão os seguintes recursos:
- Direct sound: para obter um melhor
controle do som, podendo modificar as frequências de cada ruído
para dar a idéia de redução na aceleração
do avião;
- Fundos diferentes: não
apenas para produzir uma melhor apresentação do
ambiente, mas para incorporar também novos itens relacionados
ao jogo, como as nuvens, chuva, tempestade e um fundo especial
monocromático;
- Pontuação: para o
jogador acompanhar melhor o seu desempenho nas tentativas de pouso;
- Novos modelos: os modelos
de avião, que diferenciam do modelo original não
apenas no visual, mas na velocidade de descida e na performance
da bomba. Cada avião tem um estilo diferente de descer
e de bombardear. Foram incluidos mais 3 aviões, incluindo
um biplano e um dirigível.
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