A história do jogo

A primeira versão do jogo Amazônia, chamada Aventuras na Selva, foi desenvolvida em janeiro de 1983 e publicada integralmente pela revista Micro Sistemas, na edição número 23, de agosto deste mesmo ano.

Essa primeira versão foi escrita na linguagem Basic e era destinada aos microcomputadores da linha Sinclair ZX 81, os micros mais populares daquela época. O jogo rodava com memória de 16 Kbytes e era totalmente em versão texto. A principal característica desses equipamentos era o fato de não possuírem letras minúsculas e muito menos acentuação.

A edição da revista Micro Sistemas, em pouco tempo, esgotou nas bancas e tornou-se um dos exemplares mais disputados por colecionadores. Nos meses finais de 85 foram lançadas as versões para os microcomputadores compatíveis com as linhas TRS 80 modelo III e ZX Spectrum, também da Sinclair.

Totalmente reformuladas, com mais locais, descrições mais detalhadas e muito mais situações de perigo para o jogador, essas novas versões foram reescritas em linguagem Assembler para obter o máximo de desempenho dos computadores.

O lançamento foi feito em grande estilo, com publicidade em todas as revistas de informática da época, embalagem especialmente projetada para o jogo e pontos de venda nas principais lojas das grandes cidades.

Rebatizado com o nome de Amazônia, o jogo foi novamente um sucesso de público. Em 1986 ficou pronta a versão para MSX, ainda em formato de adventure baseado em textos. O sucesso dos micros MSX fez com que o Amazônia se tornasse um bestseller entre os jogos de inteligência.

Considerado um clássico dos jogos adventures escritos em língua portuguesa, o Amazônia sempre esteve presente nas revistas de informática. Seu sucesso nesta época foi tão grande que uma revista especializada em micros da linha MSX (revista CPU-MSX) dedicou a matéria de capa, de uma de suas edições, ao jogo.

Do sucesso do Amazônia nasceram outros adventures em português, como o Serra Pelada (também publicado integralmente pela Micro Sistemas nos anos 80; o Lenda da Gávea (para MSX) e o inovador Angra-I (também para MSX). No final de 1990 foi lançada a primeira versão do Amazônia para micros compatíveis com o PC, numa versão texto para placas CGA monocromáticas.

Logo a seguir, em 1991, foi lançada a primeira versão gráfica do jogo - ainda para PC/CGA. Com a popularização dos micros 386 VGA, no final de 1993 a PRO KIT informática lançou a versão colorida do jogo.

Em dezembro de 1995 ficou pronto o novo sistema de controle interativo, para adventures, o qual permitia a coexistência de dois tipos de controle do jogo: o tradicional, com a digitação das frases e o interativo, baseando as ações no uso do mouse.

Em julho de 1996 foi lançada a versão do Amazônia para placas SuperVGA, com resolução gráfica de 640 x 480 x 256 cores. Esta versão só foi produzida em CD-ROM e foi primeiro jogo brasileiro produzido e distribuido neste tipo de mídia.

Em setembro de 1996 foi lançada a primeira versão do Amazônia para ambiente Windows, mantendo toda a funcionalidade do novo sistema de gerenciamento de adventures e trabalhando com configurações Hi-Color e True-Color nos computadores da linha PC.

A partir de 1997, o jogo passou a incorporar o acervo exclusivo de programas da TILT online e sua distribuição tornou-se, a partir de 2002 restrita apenas aos assinantes do club TILT, ou mediante o pagamento de uma taxa de licenciamento.

Por volta de 2002, num trabalho inédito e de importância histórica, o Senac de São Paulo produziu o Game Brasilis - um catálogo impresso com os principais jogos brasileiros produzidos desde os anos 80. O Amazônia não só é o destaque da década de 80, como abre o catálogo como um dos pioneiros da produção nacional.

Novas versões e novas implementações estão sempre em estudo e testes, na TILT online e os assinantes do site tem o privilégio de ter contato com elas em primeira mão.

Em 2010 o Amazônia passou a integrar os jogos desenvolvidos dentro do sistema Zeus, do mesmo autor, retornando às suas origens, com a publicação dos fontes abertos e comentados, pela Z-zine, uma revista digital dedicada à criação de adventures.

No final de 2012 foi lançada a primeira versão HTML do jogo, rodando em qualquer dispositivo com acesso à internet e navegador padrão. Nessa versão, o jogo foi adaptado para funcionar como point & click, em especial nos dispositivos móveis com touch screen. O link para o jogo é:

http://tilt.net/amz

Atualmente ele pode ser jogado também a partir de redes sociais, como facebook e outras.

 
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