A animação do braço
como foi feita a animação do braço mecânico
   

O braço mecânico foi a única parte do sistema que projetamos integralmente. Partimos do princípio que haveria um movimento horizontal, depois um movimento vertical de descer e subir o braço e mais um movimento horizontal de retorno do braço.

Esses movimentos horizontais nada mais são do que uma única imagem que é deslocada dentro de uma determinada faixa visual. Assim, para efetuar ambos só precisamos fazer duas figuras: uma com o braço segurando o ovo e outra com o braço retraído.

O movimento vertical é o mais complexo e, neste caso, ele foi dividido em duas fases: o braço desce para depositar o ovo na sua posição e sobe retraindo as pinças que suportam o ovo.

O detalhe, que dará vida ao movimento, é o fio. Ele deve ser "esticado" para que o movimento pareça natural.

Examine com atenção a seqüência de imagens. Partimos da figura do braço carregando o ovo e, a cada deslocamento, "alargamos" o espaço entre os anéis. O fio acompanha o processo.

Na volta, esta parte do braço não precisa ser redesenhada, bastando repetí-la na ordem inversa. As pinças são recolhidas e colocadas em uma posição que não interfira com o ovo no chão. Note também, no programa, que a profundidade da imagem será dada pela sombra do ovo, que é projetada no chão.

 
online