Vars e parâmetros
Acesso irrestrito aos parâmetros de inicialização do jogo

Quando o jogo inicia, ou seja, quando o jogador executa o arquivo exe correspondente ao jogo, o arquivo nome_do_jogo.vars é carregado para a memória e seu conteúdo usado como parâmetros de configuração. Esses parâmetros são automaticamente manipulados pelas diversas funções do editor. O arquivo possui 168 bytes, o que indica a existência de 84 variáveis do tipo word (16 bits).

Porém, podem existir algumas situações fora do normal, onde seja interessante que o programador altere ou verifique determinado valor. Para isso existe o controle Variáveis, dentro da edição das tabelas. Mas muita atenção: antes de alterar algum valor e mesmo dispondo de um sistema de undo, é recomendável que se faça um backup de todo o jogo. Determinadas alterações podem comprometer todo o sistema de posicionamento e parâmetros dos elementos e componentes do jogo.

Ao acionar o recurso, o programador terá acesso a uma lista com o índice da variável, seu conteúdo (em hexadecimal ou decimal, para facilitar a visualização do conteúdo) e o que ela representa. A maiora é atualizada durante a edição dos elementos.

Selecione a variável desejada, altere o valor na caixa à esquerda e clique no botão Ok!, para que o novo valor seja aceito pelo sistema. Sempre que esse recurso for acionado, ele irá gravar uma cópia do conteúdo original, que pode ser recuperada pelo acionamento da tecla Oooops!.

 
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