Antes de começar
O que você precisa saber antes de iniciar seu jogo

Criar um adventure usando o Editor é extremamente fácil, rápido e divertido, porém o sistema não faz a parte mais importante desse tipo de jogo: "bolar o enredo". Isso é responsabilidade do desenvolvedor e é uma das primeiras providências a serem tomadas.

Para tanto, você precisa entender o seguinte: adventures são jogos que se assemelham mais a livros do que aos jogo de atirar e correr. Imagine a criação de um adventure como se estivesse escrevendo um romance, de forma tal que o leitor possa interagir e influir no andamento do enredo.

Procure imaginar uma situação pseudo realística (não precisa ser real ou obedecer à realidade, afinal esse é o mundo da fantasia e os jogos servem para nos divertir e não para aborrecer). Lápis e papel são excelentes companheiros nas fases iniciais, quando se esboça um enredo.

Pense numa estória. Numa sequência de acontecimentos e de situações pelas quais o jogador deva passar, para atingir o prêmio final. Introduza no enredo situações que permitam mais de uma solução, de forma que cada caminho seguido pelo jogador possa resultar em algo diferente. Por exemplo: se existe uma porta a ser ultrapassada, inclua todas as possibilidades - estar apenas fechada, estar trancada, ter que encontrar a chave certa, derrubar a porta à força, usar "cartão de crédito", como nos filmes de agentes secretos, etc. Conduza o jogador através dessas situações, como se estivesse ao seu lado: dando dicas sutis, porém deixando que ele descubra sozinho as soluções.

E já que o assunto é enredo, não esqueça que temos uma história, passada e recente, rica em acontecimentos e situações. Não se acanhe de criar um jogo brasileiro, sobre um tema brasileiro. Não acredite na lenda de que só temas medievais (europeus) ou espaciais (americanos) fazem sucesso no mundo do jogos.

Operacionalmente falando você estará lidando, na criação do seu jogo, com três coisas básicas: 1) locais - descrever e organizar as posições do jogo onde o jogador poderá estar; 2) objetos - as coisas que podem ser manipuladas, possuídas ou referenciadas durante o jogo; 3)- personagens - "indivíduos" presentes ao jogo ou que o jogador possa "encarnar".

Portanto, após definir o enredo básico do jogo, crie um mapa para o universo onde esse enredo se desenrolará, numerando as posições. Daqui para frente, quase todo o trabalho "braçal" será feito pelo Editor.

 
online