TURNOS


Um turno começa na sua vez de jogar e termina quando você passa a vez.

A cada turno você pode pegar uma nova carta, mas não é sempre que isso será possível sem consequências. Então vamos analisar cada situação, possível de ocorrer neste momento.

Primeiro de tudo, o jogador tem que contar o número de TRNSFRMDS vivos presentes na mesa, se este número for igual ou maior que o número de suas PNT ativas então não poderá fazer nada, enquanto não baixar a quantidade de TRNSFRMDS.

A,fuga pode ser uma excelente opção.

Esse enfrentamento não é opcional, é obrigatório, pois nesta situação o seu time está sob ataque dos TRNSFRMDS. Caso elimine ou nocauteie TRSNFRMDS neste momento, eles contam como bônus na hora de pegar cartas. Se Apenas fugir de alguns, eles não contam, mas permitem que você continue jogando.

A única situação em que não terá que enfrenta-los é se tiver apenas uma única PNT na mesa. Os TRNSFRMDS não conseguem detectar uma pessoa sozinha sem ter estabelecido antes um elo mental com ela, então sua PNT não é percebida por eles. Mas cuidado na hora de pegar carta, se houver TRSNFRMDS mortos na mesa e você tira um TRNSFRMAD o elo mental será feito e você vai perder esse jogador, mesmo que ganhe ou fuja, pois ele terá que ser virado para descansar. Sua única chance nesta hora é se tiver o antídoto. Neste caso usa antes e se vencer não irá desmaiar. Mas apenas o antídoto em vacina serve, o dos alimentos não seria suficiente.

Para cada TRNSFRMD morto ou nocauteado, uma carta a mais, além da que pode pegar gratuitamente.

Se não puder enfrenta-los, nem fugir, deve oferecer uma de suas PNT para incubação e coloca sobre elas o número exato de TRNSFRMDS dos quais precisa se livrar. É como se a PNT se sacrificasse para ajudar o grupo.

Após esta dolorosa ação, pode continuar a jogar normalmente. Note que se o número de TRANSFRMDS for inferior ao das PNT de seu grupo, não precisa enfrenta-los.

Após resolver o problema com a horda, caso o jogador tenha intenção de fazer negociações, o momento é agora, pois para faze-las não pode pegar cartas, nem enfrentar TRNSFRMDOS e tampouco cuidar de seu time. Entra de sola na negociação e quando ela terminar passa a vez.

Lembrando que se a proposta de negociar for recusada, o jogador perde a vez.

Caso tenha sido aceita, deve se dedicar a terminar as negociaçoes e não há regras para isso, a única regra é que as negociações não envolvem quebrar ou mudar as regras do jogo. Havendo dúvida se isso ocorreu a negociação não será concluída e o jogador passa a vez. Perdeu esse turno.

Se não negociou nem estava sob ataque é hora de cuidar de seu time, pois depois de comprar carta não poderá fazer mais isso, só no próximo turno.

E finalmente vamos ver se dá para comprar cartas...

Antes verifique estas situações...

Não há TRNSFRMDS suficientes para atacar seu time, porém o jogador quer arriscar a sorte e poder comprar mais de uma carta.

Havendo TRNSFRMD vivo na mesa, pode enfrentar qualquer um deles ou mesmo um grupo inteiro.

Se vencer, seja por morte ou nocaute, ganha o direito de uma carta extra para cada TRNSFRMD enfrentado e vencido, mas se iniciar um combate e depois verificar que não tinha recursos então perdeu. Comeu mosca, pode passar a vez. Mas se pode encarar, veja as regras para o combate e depois veja as consequências, na vitória ou derrota.

Agora finalmente é hora de pegar uma ou mais cartas... todas devem ser colocadas na mesa, viradas para cima, para que os jogadores possam ve-las.

Atenção, pegar carta é opcional, se entender que corre riscos, devido a TRSNFMDS mortos na mesa, pode simplesmente passar a vez e não terá que pegar cartas.

Se sair uma carta de dinheiro, então pára tudo e vamos em dinheiro para ver o que acontece.

Se forem apenas cartas de alimentos ou objetos, arrume-as ao lado dos seus jogadores e passe a vez, não pode usa-las neste turno, que terminou agora.

OPA! SAIU CARTA DE TRSNSFRMD...


Muito cuidado nessa hora, pois TRNSFRMDS saindo do monte podem ser muito perigosos, mais que os que estão na mesa.

Mas isso depende de existir na mesa algum TRNSFRMD morto, pois neste caso, exceto se você usou EPI (Equipamento de Segurança Individual) vai acontecer um ataque, que pode resultar em contaminação.

Se estava com EPI ou não tem TRSNFRMD morto na mesa, relaxe, nada acontece, você simplesmente larga as cartas de TRNSFRMDs na mesa e passa a vez.

Mas se tem e você não estava com EPI a coisa tá feia, pois terá que enfrenta-los apenas no "muque" ou seja, sua força individual contra a deles. Se for apenas um você dificilmente perde, mas não escapa de ter sua PNT desmaiada em seguida e isso pode ser desastroso se ela era a última PNT acordada.

Neste caso não está fora do jogo, mas agora vai depender da caridade dos outros jogadores, pois sem uma PNT ativa você não tem time, então não pode mais pegar cartas, entrar em confronto, passa a ser praticamente um espectador do jogo.

Nesta situação você tem ainda um último "trunfo" que é sair da partida, se fizer esta ameaça - só na sua vez de jogar - os demais vão ter que pensar em uma forma de ajuda-lo pois se sair todas as suas PNT que estão desacordadas ficam sem liderança e se tornam TRNSFRMDS, um triste fim de partida para você e talvez pior para os outros.

Na hora do sufoco, lembre-se que existe a opção de fugir, vazar, dar no pé, veja como, clicando aqui.

A dica é... se tiver TRNSFRMD morto na mesa, não pegue cartas, o risco é muito alto.

Claro que se um bando de jogadores, com alma de galinha TRSNSFRMD ficarem todos fazendo isso o jogo perde completamente a graça.

Fica sendo uma daquelas partidas que era melhor nem ter começado. Este recurso é para ser usado somente de vez em quando, uma precaução, que não deve ser usada como estratégia de jogo.

Seguir para o próximo tópico