Roteiro de construção

A seguir você tem os 20 passos essenciais, do roteiro básico, para a construção de um adventure como o Amazônia.

1- montar o cenário e suas ligações naturais (não condicionais ou que testem presença, existência de objetos, situação do jogador), inclusive entrar ou sair;

2- criar os objetos, posicionando-os nos seus respectivos locais;

lanterna - pos01
mala - pos01
revólver - pos01
munição - pos19
espingarda - pos01
corda - pos09
machado - crãnio
espelho - pos10
rádio - pos10
pilhas - rádio
lâmpada - lanterna
facão - 49
bússola - pos10
balde - pos 19
cristal - ???
documentos - pos10
livro - baú
garrafa - baú
medalha - baú
vaso - pos58
chave - vaso
soro - pos72
canoa - pos48
jangada - não existe
tronco - não existe
mapa - pos67
relógio - pos10
colar - pos67
tábua - pos12
bambú - pos45
documentos - pos10
bússola - pos10

3- montar as operações default de pegar, soltar e colocar objetos;

4- montar mecânica da mala, quais objetos podem ser colocados, abrir e fechar, etc. Obs: a mala deve estar no chão. Se for aberta com o jogador ou pega pelo jogador estando aberta os objetos caem;

5- montar a mecânica da lanterna/rádio - pegar a pilha do rádio e colocar na lanterna. A lanterna pode ser acesa algumas vezes e depois a lâmpada queima. As pilhas podem ser "tiradas" do rádio ou quebrando o rádio elas caem no chão;

6- montar a mecânica do revolver e da munição. Apenas alguns tiros são possíveis;

7- mecânica da onça: ela habita a mata que fica à esquerda de onde o avião caiu e apenas nessas posições ela ataca o jogador. Seu movimento é aleatório e quando coincide com a posição do jogador ocorre o ataque. A onça pode ser morta apenas com tiros e nunca no primeiro tiro. O jogador precisa passar pela mata para ir no posto da Funai, onde encontrará uma espingarda e um pedaço de corda que será usado para deslocar a pedra que fica na esplanada, logo ao norte da posição do avião;

8- montar a mecânica de amarrar a corda na pedra e puxá-la para abrir a passagem que dá acesso à caverna, sem precisar dar a volta pela cachoeira. No caso de desabamento dentro da caverna (qdo o jogador toca no ídolo) parte dela só poderá ser acessada por esta entrada;

9- montar a mecânica de andar no escuro (nas posições onde não há luz) e a punição caso ande no escuro alguns passos;

10- montar a mecânica de beber água sempre em posições onde existe água ou com água que é colocada dentro de uma garrafa (se ela não estiver quebrada);

11- montar a mecânica da cobra, que aparece aleatoriamente nas posições próximas ao lago e caso ocorra uma picada, haverá a necessidade de tomar o soro;

12- montar a passagem pela aldeia, que pode estar "trancada" se o jogador enfrentar o cacique ou tentar roubar-lhe o facão ou uma canoa. O roubo da canoa é inócuo pois ela deverá afundar assim que colocada no lago;

13- montar a mecânica de construção da jangada para atravessar o lago, usando corda, troncos de madeira e um machado;

14- montar a mecânica de atravessar o desfiladeiro usando uma prancha de madeira ou tábua. Não é possível construir uma ponte ou pinguela mas o jogador pode tentar isso;

15- montar a mecânica de entrar nas salas da caverna abrindo a porta com uma chave ou quebrando-a com um machado. Caso esteja intacta e o jogador abra o sarcófago, a porta será fechada e se ele deixou a chave pelo lado de fora, ficará preso;

16- para atravessar o pântano e escapar dos perigos da selva, o jogador precisa do facão para abrir uma passagem na mata e, dentro do pântano, ele precisar do mapa (para saber quantos passos dar e em quais direções) e da bússola, que indica as direções certas (senão ficará preso no pântano).

17- ao sair, chegar na estrada asfaltada, o jogador deverá apresentar seus documentos aos policiais senão irá preso;

18- o jogador pode morrer num ataque da onça, picado pela cobra sem tomar o soro, ser comido por índios canibais (se ficar andando de dia com a lanterna acessa nas posições ao redor do lago), ficar preso nas salas da caverna ou preso do pântano;

18- achar o cristal e colocá-lo no olho do ídolo é essencial, caso contrário o jogador fica preso no pântano, sem conseguir sair (nas primeiras versões era necessário matar a onça para o cristal aparecer no jogo mas isso dificultava muito a solução);

20- o cristal é posicionado aleatoriamente em algumas posições e não tem como saber onde ele está a não ser indo até essas posições.