Introdução

Ao longo das últimas décadas recebi inúmeros convites e propostas para escrever um livro sobre jogos. Antes até de assumir a direção da revista Micro Sistemas, em 1983, já tinha sido procurado por duas editoras com este propósito.

Nunca aceitei esses convites. Achava que não tinha muito a dizer para os gamers, nem do ponto de vista da análise dos jogos comerciais, nem do ponto de vista do jogador inveterado. Até porque, nunca fui um grande jogador.

A minha praia sempre foi o desenvolvimento, o planejamento, o projeto e a execução. Mais ainda: a criação dos conceitos que envolvem o jogo propriamente dito. Minha turma sempre foi o pessoal que habita (ou pelo menos habitava) as madrugadas de programação.

E sendo assim, meu grupo de relacionamento é restrito, bem segmentado, altamente qualificado e antenado com programas, programação, código, artes e demais elementos que compõem a diversão de fazer, de construir coisas na era digital.

Por esta razão posterguei durante tantos anos a feitura de um livro sobre jogos. E para aqueles que, como eu, gostam do fazer, não haveria da minha parte muito de técnico a ser dito. Pelo contrário: ainda tenho muito o que aprender com eles.

Sendo assim, resolvi finalmente escrever sobre a minha experiência com os jogos. Como encarei ao longo dos 36 anos em que atuo nessa área os desafios e dificuldades. As aflições, medos, esperanças e decepções que marcaram meu trabalho.

Farei isso em três partes: na primeira contarei como tudo começou e como foram os primeiros anos no mercado até chegar nos dias atuais. A segunda parte será em formato de perguntas e respostas. Perguntas que nunca me fizeram, embora existam dezenas de entrevistas minhas pela rede. A terceira parte parte deixo como registro alguns textos que publiquei em sites, revistas, grupos, etc e que ainda tem alguma validade (mesmo com o mundo mudando radicalmente de tempos em tempos).

Não pretendo ensinar o padre nosso ao vigário. Se você é desenvolvedor ou pretende ser, ou já foi um dia, ou apenas gosta do assunto, este livro é dedicado a você. Encare-o como um longo e-mail de um colega que professa a mesma fé pela criação de jogos de computador.

Renato Degiovani
renato@tilt.net