A
introdução foi meio "pesada" de propósito.
Na verdade, tudo começou num debate, na lista de discussão
da TILT, sobre produção de jogos originais,
formação, sucesso e fracasso de grupos de desenvolvimento
de jogos e como explorar o mercado de jogos para lan houses. Juntando
esses três assuntos, surgiu uma proposta do nosso principal
colaborador, Divino Leitão, para o desenvolvimento
de um jogo simples, mas que explorasse algumas características
das lans.
No
primeiro aspecto desta proposta e mesmo levando em consideração
que não existem novidades em termos de jogos, mas reinvenção
de clássicos, surgiu a idéia de um jogo de combate
entre tanques de guerra.
No
segundo aspecto, esperava-se testar a capacidade das pessoas de
levar adiante um projeto simples como esse, sem as freqüentes
frustrações decorrentes da não obtenção
de qualquer resultado prático.
E
no terceiro aspecto, buscou-se experimentar alguns elementos de
personalização dos participantes do jogo, de tal
forma que eles pudessem se sentir presentes de fato na competição.
Como
não podiamos deixar passar em brancas nuvens tal discussão,
assumimos a tarefa de "municiar" os interessados em
participar, com todo o material de programação que
estivesse ao nosso alcance, bem como as orientações
de praxe para que qualquer um estivesse em condições
de levar adiante um projeto desses.
A
seguir estão destacados os aspectos relevantes da proposta
original, feita na lista da TILT, que adotaremos para a
exposição das técnicas de construção:
Nome
do jogo: Lan Strike
Estilo:
Combate entre adversários, usando
um veículo
Formato:
Multiplayer
Estilo: Jogo
em 2D com visão de cima
Objetivo: Ser oferecido gratuitamente,
sem qualquer trava ou senha, principalmente para lan houses
Público
alvo: Jovens
- este jogo pode ser um substituto simples para o Counter Strike,
a partir da possibilidade de personalização dos
jogadores e principalmente inserindo a imagem do jogador na tela.
Também se destina a interessados em desenvolver personagens
para o jogo e "peles" (skins) através
da simples adição de gráficos, sem necessidade
de qualquer conhecimento de programação.
Tela do jogo: Preferi
não fazer sugestões do design da tela, deixando
isso para decisão do desenvolvedor. Apenas recomendo que
possa ocupar a tela toda do micro, pois é um jogo de imersão
- não dá pra jogar e ficar ao mesmo tempo fazendo
outras coisas.
Elementos
imprescindíveis que devem aparecer na tela:
1. Placar de pontos e a melhor pontuação,
desejável número de inimigos que matou e quantas
vezes morreu na partida.
2. Energia (combustível) e escudo do jogador e
adversários.
3. Arma usada, potência e quantidade de munição
da mesma
4. Rosto dos jogadores participantes, com possibilidade
de ser uma foto. Obs: Como é um jogo multiplayer e poderia
ter muitos jogadores, define-se um número de imagens
que possam aparecer ao mesmo tempo, quatro ou mais, com possibilidades
de serem animadas.
5. Area do combate, com um fundo formado por imagens
que possam ser encadeadas de forma a não limitar o tamanho
do cenário.
6. Area para escrever mensagens via chat, que deverão
aparecer em um balão associado ao veículo do personagem.
Voz por IP é desejável, mas não precisa
ter nesta versão.
7. Espaço pra colocação do logo
da lan ou de qualquer outro.
Controles: Simplificar
os controles o máximo possível, quanto menos teclas
forem utilizadas melhor e evitar o uso do mouse ou torná-lo
opcional. Joystick é muito bem-vindo mas não é
essencial. Como
o veículo precisará ter arma, esta será sempre
em formato de torre, como em um tanque de guerra. Para mover a
torre serão usadas as mesmas teclas para mover o veículo,
com chaveamente a partir de uma outra tecla. Haverá também
uma tecla de tiro e outra para seleção de armas.
Personagens: Todos
os personagens e objetos do jogo deverão obedecer a um
formato que permita que um novo kit seja criado a partir da simples
instalação de uma pasta contendo as imagens em formato
a ser especificado pelo desenvolvedor. Para
uma lan house isso é muito interessante, porque ela pode
vender ou oferecer personagens a seus clientes e isso sempre será
um diferencial, mesmo que a concorrência tenha o jogo.
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