Ao longo das últimas
décadas recebi inúmeros convites e propostas para escrever
um livro sobre jogos. Antes até de assumir a direção
da revista Micro Sistemas, em 1983,
já tinha sido procurado por duas editoras com este propósito.
Nunca aceitei esses convites.
Achava que não tinha muito a dizer para os gamers,
nem do ponto de vista da análise dos jogos comerciais, nem do ponto
de vista do jogador inveterado. Até porque, nunca fui um grande
jogador.
A minha praia sempre foi
o desenvolvimento, o planejamento, o projeto e a execução.
Mais ainda: a criação dos conceitos que envolvem o jogo
propriamente dito. Minha turma sempre foi o pessoal que habita (ou pelo
menos habitava) as madrugadas de programação.
E sendo assim, meu grupo
de relacionamento é restrito, bem segmentado, altamente qualificado
e antenado com programas, programação, código, artes
e demais elementos que compôem a diversão de fazer, de construir.
Por esta razão posterguei
durante tantos anos a feitura de um livro sobre jogos. E para aqueles
que, como eu, gostam do fazer, não haveria
da minha parte muito de técnico a ser dito. Pelo contrário:
ainda tenho muito o que aprender com eles.
Sendo assim, resolvi finalmente
escrever sobre a minha experiência com os jogos. Como encarei ao
longo dos 30 anos em que atuo nessa área os desafios e dificuldades.
As aflições, medos, esperanças e decepções
que marcaram meu trabalho.
Farei isso em quatro partes:
na primeira contarei como tudo começou e como foram os primeiros
anos no mercado. A segunda parte será em formato de perguntas e
respostas. Perguntas que nunca me fizeram, embora existam dezenas de entrevistas
minhas pela rede. A terceira parte (finalmente) será composta por
uma coletânea dos jogos e sistemas que eu criei ao longo dos anos
e a quarta parte deixo como registro alguns textos que publiquei em sites,
revistas, grupos, etc e que ainda tem alguma validade (mesmo com o mundo
mudando radicalmente de tempos em tempos).
Não pretendo ensinar
o padre nosso ao vigário. Se você é desenvolvedor
ou prentende ser, ou já foi um dia, ou apenas gosta do assunto,
este livro é dedicado a você. Encare-o como um longo e-mail
de um colega que professa a mesma fé pela criação
de jogos de computador.
|