O
principal fundamento de um programa é desviar a execução
do mesmo para onde for mais conveniente. Conseguimos com isso
repetir operações simples e criar modelos de funcionalidade.
Para
efetuar um desvio é preciso criar um sistema de endereçamento.
O mais imediato seria usar o índice de linhas, já
que cada linha contém uma única instrução.
Porém isso tornaria o código, a exemplo das primeiras
versões de Basic, dependente de uma estrutura pouco flexível.
Bastaria uma inclusão de linha e todo o endereçamento
estaria comprometido.
Então
optamos pela criação de labels,
ou rótulos. Com eles damos "nomes" a determinadas
pedaços da programação, ou pontos de desvio.
Por exemplo:
]aqui
tem um salto
:loop
cls
goto loop
Note
que o label começa com um caracter ":",
na primeira posição
da linha. Isso indica para o interpretador a presença
do label e o mesmo deve ser ignorado na execução
das linhas de código.
Paralelamente,
utilizamos esse conceito de primeira posição da
linha para distinguir um comentário. Comentários
são textos e explicações ao código,
que o programador insere no fonte para torná-lo mais compreensível.
O
salto incondicional é a instrução goto que,
quando executada, força o interpretador a voltar (ou ir
adiante) para a linha imediatamente posterior ao label. Na indicação
de desvio, não se usa o caracter ":". |