Salto incondicional
Definindo labels e pontos de reentrada no código

O principal fundamento de um programa é desviar a execução do mesmo para onde for mais conveniente. Conseguimos com isso repetir operações simples e criar modelos de funcionalidade.

Para efetuar um desvio é preciso criar um sistema de endereçamento. O mais imediato seria usar o índice de linhas, já que cada linha contém uma única instrução. Porém isso tornaria o código, a exemplo das primeiras versões de Basic, dependente de uma estrutura pouco flexível. Bastaria uma inclusão de linha e todo o endereçamento estaria comprometido.

Então optamos pela criação de labels, ou rótulos. Com eles damos "nomes" a determinadas pedaços da programação, ou pontos de desvio. Por exemplo:

]aqui tem um salto
:loop
   cls
   goto loop

Note que o label começa com um caracter ":", na primeira posição da linha. Isso indica para o interpretador a presença do label e o mesmo deve ser ignorado na execução das linhas de código.

Paralelamente, utilizamos esse conceito de primeira posição da linha para distinguir um comentário. Comentários são textos e explicações ao código, que o programador insere no fonte para torná-lo mais compreensível.

O salto incondicional é a instrução goto que, quando executada, força o interpretador a voltar (ou ir adiante) para a linha imediatamente posterior ao label. Na indicação de desvio, não se usa o caracter ":".

 
online