Tomando decisões
A base de toda programação: se uma coisa é... então...

Para criarmos algo mais sofisticado em termos de programação, precisamos de uma estrutura que permita desvios condicionais, ou seja, baseados em uma de duas situações. Nas linguagens tradicionais, encontramos o IF... THEN... e aqui não será diferente. O único ponto destoante é que a verdade a ser testada faz parte da própria instrução.

   if= v1,v2,v3

O parâmetro v1 é sempre o índice de uma variável. O parâmeto v2 é um valor absoluto e v3 é o label para onde será desviado o processamento, caso a sentença seja verdadeira (caso contrário, o processamento continua na próxima linha). As demais comparações possíveis são:

.    if> v1,v2,v3

Salta para v3 se v1 for maior que v2;

.    if< v1,v2,v3

Salta para v3 se v1 for menos que v2;

.    if# v1,v2,v3

Salta para v3 se v1 for diferente de v2.

Lembre-se que para referenciar uma variável é preciso colocar o caracter "#" antes do valor do índice.

 
online