Se
você conheceu outros micros, além do PC/Windows
e em especial os primeiros anos do surgimento da informática
pessoal, deve se lembrar de como as coisas eram bem mais fáceis
antigamente.
Bastava
ter uma idéia interessante e em pouquíssimo tempo
lá estava pronto mais um jogo de computador. Prazer maior
do que fazer só mesmo ver a cara de espanto dos amigos,
que teimavam em não acreditar ser você o autor.
Saudosista
por natureza, hoje certamente já se reencontrou com "velhos"
usuários de TKs,
MSXs, CP
300/500s,
DGTs, Apple
IIs, etc, etc, etc... Rodando emuladores ou indo
mais longe ainda, tirando do baú aquele hardware esquecido
num canto, tomando poeira e servindo de criadouro para mofo, traças
e velhas lembranças.
Hoje,
o mundo da programação está repleto de mistérios
insondáveis: OOP, Allegro, Java, Flash, Delphi, VB, herança,
instância, evento, método, etc, etc, etc... Sumiu
do mapa aquele velho linguajar... subrotinas, fonte, compilador,
run, etc.
Certo,
se você nem sabe do que estou falando, acredita que foi
a Microsoft quem inventou o computador e que
antes do Windows, bem, antes do Windows só havia o espaço
vazio que antecedeu o big bang, então isso tudo serve para
você também.
Embora
hoje existam mais recursos, mais poder de processamento e mais
informações à disposição de
quem procura, também é verdade que hoje as licenças
de uso de ferramentas de criação e desenvolvimento
de software estão pela hora da morte. Compatibilizar as
inúmeras versões de plataformas de desenvolvimento
não é coisa para uma tarde de domingo ou uma noite
de insônia diante do micro. Exige tempo, paciência
e investimento, além de conhecimento acima da média,
ainda que se pretenda fazer “joguinhos”.
Foi
pensado justamente naquela pessoa que acima de tudo curte aprender,
curte programar e ainda tem esperança de escrever pelo
menos um jogo de computador, que criamos uma linguagem especial
só para isso. Sim, uma linguagem planejada especificamente
para criar jogos. De um jeito simples, fácil, rápido,
eficiente e de tal forma que o fonte que um programador fez serve
para outro, independente de plataforma ou SO. Para isso não
trabalharemos sozinhos, mas contando com a participação
de todos os leitores da TILT.
Então,
podemos dizer que RDG é uma linguagem
TILT para programação
de jogos, criada por nós e desenvolvida pelos leitores
do site. E RDG 2000 é nosso primeiro editor
/ interpretador da linguagem.
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