Do que se trata
Afinal, o que é esse tal de RDG 2000?

Se você conheceu outros micros, além do PC/Windows e em especial os primeiros anos do surgimento da informática pessoal, deve se lembrar de como as coisas eram bem mais fáceis antigamente.

Bastava ter uma idéia interessante e em pouquíssimo tempo lá estava pronto mais um jogo de computador. Prazer maior do que fazer só mesmo ver a cara de espanto dos amigos, que teimavam em não acreditar ser você o autor.

Saudosista por natureza, hoje certamente já se reencontrou com "velhos" usuários de TKs, MSXs, CP 300/500s, DGTs, Apple IIs, etc, etc, etc... Rodando emuladores ou indo mais longe ainda, tirando do baú aquele hardware esquecido num canto, tomando poeira e servindo de criadouro para mofo, traças e velhas lembranças.

Hoje, o mundo da programação está repleto de mistérios insondáveis: OOP, Allegro, Java, Flash, Delphi, VB, herança, instância, evento, método, etc, etc, etc... Sumiu do mapa aquele velho linguajar... subrotinas, fonte, compilador, run, etc.

Certo, se você nem sabe do que estou falando, acredita que foi a Microsoft quem inventou o computador e que antes do Windows, bem, antes do Windows só havia o espaço vazio que antecedeu o big bang, então isso tudo serve para você também.

Embora hoje existam mais recursos, mais poder de processamento e mais informações à disposição de quem procura, também é verdade que hoje as licenças de uso de ferramentas de criação e desenvolvimento de software estão pela hora da morte. Compatibilizar as inúmeras versões de plataformas de desenvolvimento não é coisa para uma tarde de domingo ou uma noite de insônia diante do micro. Exige tempo, paciência e investimento, além de conhecimento acima da média, ainda que se pretenda fazer “joguinhos”.

Foi pensado justamente naquela pessoa que acima de tudo curte aprender, curte programar e ainda tem esperança de escrever pelo menos um jogo de computador, que criamos uma linguagem especial só para isso. Sim, uma linguagem planejada especificamente para criar jogos. De um jeito simples, fácil, rápido, eficiente e de tal forma que o fonte que um programador fez serve para outro, independente de plataforma ou SO. Para isso não trabalharemos sozinhos, mas contando com a participação de todos os leitores da TILT.

Então, podemos dizer que RDG é uma linguagem TILT para programação de jogos, criada por nós e desenvolvida pelos leitores do site. E RDG 2000 é nosso primeiro editor / interpretador da linguagem.

 
online