O conceito de tela
Onde mostrar as imagens e textos

Tela é a superfície onde visualizamos as imagens, textos e controles do jogo. Tudo "acontece" na tela (o correspondente a tela do monitor).

Embora possamos usar quaisquer dimensões para a "tela", respeitando apenas os limites impostos pela configuração do usuário (normalmente 800 x 600 pixels), para efeito de exemplificação e para essa fase inicial do RDG, usaremos um padrão de tela cujas dimensões serão de 512 pixels de largura por 320 pixels de altura. É conveniente usar valores múltiplos de 8, apenas para facilitar o endereçamendo de elementos como letras e textos.

A tela possui duas variáveis de cor: uma indica a cor de fundo que está sendo usada e a outra indica a cor de escrita. Possui também quatro variáveis de posicionamento: duas para indicar as cooredenadas x,y de um ponto a ser plotado e as coordenadas x,y de uma letra a ser impressa, se quisermos utilizar uma matriz de caracteres.

A primeira instução a ser definida portanto é cls, ou seja, uma instrução que determina a limpeza total da tela. A instrução possui (ou não) um parâmetro.

cls p1

Se (p1) estiver presente, então o seu valor será usado como cor (RGB) a ser usado para limpar a tela. Se não existir, o valor da variável de cor de fundo da tela será então usado.

 
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