O teste final
Chegou o momento de escolher o modelo comercial

Chegar até aqui foi relativamente fácil. Agora você precisa decidir como o seu jogo será vendido, afinal você tem contas (muitas) para pagar. São basicamente três modelos comerciais à sua escolha:

Pela internet: (download) é ainda um modelo em fase de desenvolvimento. Não é uma idéia cristalizada no mercado, ainda mais pelo fato de existir um forte preconceito quanto a jogos, quanto a comprar jogos e quanto a pagar por qualquer coisa na internet. Você terá contra você a idéia do "de grátis". Mas é de longe o método mais barato, rápido e simples de colocar um jogo a venda.

Publisher: é uma alternativa interessante e descolamos um publisher super camarada que, aceita produzir e distribuir seu jogo, competindo a ele os riscos do investimento (e ainda por cima ele nunca lhe dará "cano"). Em contrapartida, ele lhe pagará um percentual sobre o preço de venda dele (não sobre o preço final ao consumidor). O publisher avaliará o seu jogo e em função das características dele, fará uma proposta de percentual.

Produtor: é o topo da pirâmide, onde todo mundo gostaria de estar. Você pode usar sua empresa como uma produtora e para isso poderá escolher entre três modelos:

Sob demanda: é uma forma simples de produção - você adquire o material (CDs virgens), imprime uma quantidade de embalagens, capas, envelopes personalizados, etc e grava os CDs na exata medida dos pedidos.

Encarte: para a venda principalmente em bancas de revistas e supermercados. Na verdade o jogo acompanha um encarte editorial e possui uma produção simples.

Caixa: o máximo dos máximos. O jogo é produzido em uma embalagem do mesmo tipo que os principais jogos do mercado e vai estar à venda nas principais lojas do país.

Seja qual for o modelo escolhido, no caso da produtora, você agora tem que decidir quanto irá gastar em divulgação. Jogos com boa divulgação vendem mais.

Os custos de produção e de divulgação não são lançados diretamente na conta de despesas mensais. Eles são parcelados em 30, 60, 90 dias, a contar da data de produção.

Selecione o modelo desejado e clique no botão correspondente para iniciar as vendas do seu jogo. E que os deuses do mercado de jogos apiedem-se da sua alma, porque a coisa vai pegar fogo, daqui em diante.

 
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