projetos especiais
 
 
 

Dicas e truques

Segredinhos e recursos para quem programa.


Sempre que começar um programa, defina o nome dele dentro da programação, usando a instrução NOPROG. Lembre de manter a mesma sintaxe que usou, ou usará quando fizer a publicação.

Na descrição do programa, seja o mais claro e objetivo possivel.

O sistema trata todas as variáveis como string, conveertendo-as em números e valores quando isso por preciso. Se preferir, adote uma nomenclatura (nomes de variáveis) que distingua um tipo do outro. Por exemplo: Var1$ pode indicar uma variável alfanumérica e Var1 indicar uma variável numérica.

Para facilitar a construção de linhas PRINT AT, durante a edição pressione CTRL + P e uma barra especial irá aparecer na parte de baixo do editor. Nesta barra você indica linha e coluna do PRINT AT, escolhe se ele será C (centralizado), E (alinhado à esquerda) ou D (alinhado à direita). Digite o texto e pressione ENTER. A linha será inserida na posição atual do cursor, no fonte.

No alinhamento à direita, o valor da coluna indica a coluna mais à direita. No modo centralizado, o valor da coluna indica a partir de onde o sistema contará os caracteres para centralizá-los (normalmente use o valor 0, para centralizar corretamente na tela). Em todos os casos, o sistema só permitira a quantidade de caracteres que não exceda a largura máxima da tela.

 
online