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projetos
especiais |
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Linguagem
de programação
As
instruções e suas sintaxes. |
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Embora o propósito
seja o de "matar a saudade", desenvolvemos uma espécie
de basic turbinado (com algumas melhorias). Mas ainda assim é
um basic bem simples. Você só precisa "desenferrujar"
o cérebro, para começar a programar. |
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Instruções
para teste e loopings: |
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FOR
var = x TO z
Define
um looping controlado pela variável var,
indo de x até
z, incrementando de
um em um.
IF..THEN
Execução
condicional: igual (=),
maior (>), menor
(<), diferente
(#). Caso a comparação
resulte verdadeira, as instruções seguintes podem
ser qualquer uma das instruções válidas.
NEXT
var
Executa
um passo do looping controlado pela variável var.
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Instruções
para controle do teclado: |
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INKEY
var
Coloca
o código da tecla pressionada na variável var.
Não interrompe o programa.
INPUT
var,x
Interrompe
o programa e espera pela entrada de um dado do usuário. O programa
só continua após ter sido pressionada a tecla ENTER
ou a quantidade x de
caracteres ter sido digitada.
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Instruções
para controle de variáveis: |
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DIM
var[x]
Define
uma matriz (array) com x
elementos, numerados de 0 a x-1.
LET
var = x
Define
e estabelece uma variável (inteiro ou string). O comando LET
também é usado para operações com variáveis
( +, -, *, / ).
RAND
- var,x
Acrescenta
(soma, adiciona) à variável var
um valor aleatório entre 0
e x. A variável
precisa ser declarada antes, por um comando LET.
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Instruções
para ação na tela |
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CLS
Limpa
a tela.
CHAR
x
Imprime
uma letra. x pode ser
o decimar referente ao código ascii ou uma
letra entre aspas.
LOADTEL
x
Carrega
uma das 3 telas disponíveis
para o programa (tela 1, 2 e 3). As telas possuem 512
pixels de largura por 324
pixels de altura e podem ser criadas em qualquer editor gráfico,
desde que gravada em padrão BMP. Para salvar
uma das telas do programa, entre no Grapho III, opção
save / load tela.
PRINT
var
Imprime
uma string ou variável.
PRINT
AT y,x
Imprime
a partir das coordenadas linha x coluna (27
x 64).
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Instruções
genéricas: |
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DELAY
x
Produz
um pequeno retardamento na execução do programa (x
em milisegundos). Função usada para ajustar a velocidade
de animações.
PAUSE
x
Para
o processamento do programa e espera um determinado tempo (x
em milisegundos) ou até que uma tecla qualquer seja pressionada.
PEEK
var,z
Coloca
na variavel var o conteúdo
do endereço z.
POKE
z,b
Coloca
o valor b (byte/caracter)
no endereço z
(tela).
NOPROG
= x
Define
o nome do programa, para efeito de edição sem estar
logado no sistema. Este comando serve apenas para garantir que o nome
do programa em edição, sem o dowload correspondente.
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Instruções
para deslocamento do processamento: |
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GOSUB
label
Executa
a partir do label
como subrotina. Atenção, porque todo GOSUB
precisa ter um RETURN correspondente.
GOTO
label
Desvia
o programa para o label
indicado.
RETURN
Retorna
de uma chamada GOSUB.
RUN
Executa
novamente o programa, zerando todas as variáveis e cancelando
os GOSUBs ainda pendentes.
STOP
Interrompre
a execução do programa.
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Instruções
para plotagem e redefinição de caracteres: |
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UNPLOT
y,x
Unplota
um ponto nas coordenadas linha x coluna.
XPLOT
y,x zzz
Plota/unplota
pontos, a partir das coordenadas y,x.
PLOT
y,x
Plota
um ponto nas coordenadas linha x coluna (81 x 128).
UDF
cr,z,z...
Redefine
o caracter cr com os decimais seguintes, cada um
representando os bits da linha do caracter (até um máximo
de 12 decimais).
UDK
cr
Restaura
o caracter original cr. Se cr for igual a zero, restaura
todo o alfabeto.
UDX
cr,ln,zz...
Redefine
a linha ln, do caracter cr com os
bits seguintes, até um total de 8 (definidos por 0 ou 1).
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Instruções
para uso com strings: |
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FRCASE
var
Coloca a primeira letra da variável
var (string) em caixa
alta e as demais em caixa baixa (para padronizar nome, por exemplo).
LWCASE
var
Coloca todas as letras da variável
var (string) em caixa
alta - maiúsculas.
UPCASE
var
Coloca todas as letras da variável
var (string) em caixa
baixa- minúsculas.
LENGTH
var,x
Coloca
na variável var
o tamanho (em caracteres) da string x.
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