|
||||
Os
comandos de teclado são os principais recursos para a criação
de jogos e o zx80
possui duas instruções específicas para isso:
INPUT e INKEY.
No INPUT, o programa "para" e aguarda que o usuário digite alguma coisa, como por exemplo o nome dele e só prosseguirá o processamento após ter sido pressionada a tecla ENTER. É preciso antes declarar uma variável para receber o que será digitado pelo usuário.
Uma
das características do INPUT
é que o programador pode limitar a quantidade de caracteres
digitados e tornar o processo automático. Por exemplo, para
receber um nome com até 8 caracteres:
Ou ainda limitar a entrada a apenas caracteres alfabéticos ou um valor numérico:
A outra instrução (INKEY) não interrompe o processamento do programa. Ela apenas "lê" o teclado e coloca numa variável um código referente à tecla pressionada. Com isso os jogos ganham um sistema de animação, com controle de movimentos (por exemplo).
Daí em diante o programa pode verificar que tecla foi pressionada e processar o que for conveniente. Os códigos de retorno correspondem ao posicionamento das teclas do teclado numérico reduzido.
|
||||
online |