Acontece
com muita frequência: de repente vem aquela idéia para um
jogo e a gente fica imaginando mil e uma situações, armadilhas,
fases, animações, sons, etc, etc. Parece que está
tudo alí mesmo, fácil de ser feito. Mas, o tempo passa,
passa, passa e nada acontece. Fica sempre a impressão de que está
faltando "aquela ferramenta". Agora não falta mais.
Vamos começar nossa jornada, pela criação de jogos
mais sofisticados, tratando de algo muito especial no mundo da imaginação:
os livros de aventuras. Você já deve ter ouvido falar deles.
São aqueles livrinhos de estórias, com as quais o leitor
pode interagir. Esses livros foram os precursores dos modernos adventures
em microcomputadores. Eles são uma espécie de jardim de
infância dos RPGs.
Nesses
livros, o autor cria um enredo (uma aventura qualquer) e ao descrever
uma determinada cena: "a
princesa estava em pé, diante do maior de todos os aventureiros...",
completa a narrativa com algo parecido:
Você
então vai ao seu encontro (vá para a página 33);
Cria coragem e declara seu amor a ela (vai para a página 80);
Sai correndo (vai para a página 756);
Enfrenta
o guarda ao seu lado (vá para a página 200);
A
grande desvantagem do livro tradicional impresso é que o leitor
precisa ser muito "honesto" para não dar uma sacadinha
no que acontecerá se ele escolher uma determinada opção.
É difícil resistir à tentação quando
nos deparamos com uma situação muito complicada.
Se usarmos o computador no lugar do livro, eliminamos a "olhadinha".
Não será possível "olhar lá na frente"
a não ser indo lá.
O nosso sistema é justamente um gerenciador de livros de aventuras.
Nele você poderá criar a mais louca das estórias.
Sem programação, sem gastar tempo com rotinas e sem perder
a paciência com conhecimentos técnicos obscuros e inacessíveis.
Basta usar apenas e tão somente um editor de texto. O próprio
editor já contém um, integrado à sua estrutura operacional
(mas isso não invalida o uso de outro editor qualquer, desde que
respeitadas as regras de construção da aventura).
Você escreve a estória, seguindo algumas regras estabelecidas
e o sistema se encarrega de operacionalizar tudo, como se você
estivesse lendo um livro. Rápido, fácil e seguro.