Abrindo as páginas da imaginação
Uma forma rápida e simples de fazer jogos

Acontece com muita frequência: de repente vem aquela idéia para um jogo e a gente fica imaginando mil e uma situações, armadilhas, fases, animações, sons, etc, etc. Parece que está tudo alí mesmo, fácil de ser feito. Mas, o tempo passa, passa, passa e nada acontece. Fica sempre a impressão de que está faltando "aquela ferramenta". Agora não falta mais.

Vamos começar nossa jornada, pela criação de jogos mais sofisticados, tratando de algo muito especial no mundo da imaginação: os livros de aventuras. Você já deve ter ouvido falar deles. São aqueles livrinhos de estórias, com as quais o leitor pode interagir. Esses livros foram os precursores dos modernos adventures em microcomputadores. Eles são uma espécie de jardim de infância dos RPGs.

Nesses livros, o autor cria um enredo (uma aventura qualquer) e ao descrever uma determinada cena: "a princesa estava em pé, diante do maior de todos os aventureiros...", completa a narrativa com algo parecido:

Você então vai ao seu encontro (vá para a página 33);
Cria coragem e declara seu amor a ela (vai para a página 80);
Sai correndo (vai para a página 756);
Enfrenta o guarda ao seu lado (vá para a página 200);

A grande desvantagem do livro tradicional impresso é que o leitor precisa ser muito "honesto" para não dar uma sacadinha no que acontecerá se ele escolher uma determinada opção. É difícil resistir à tentação quando nos deparamos com uma situação muito complicada.

Se usarmos o computador no lugar do livro, eliminamos a "olhadinha". Não será possível "olhar lá na frente" a não ser indo lá.

O nosso sistema é justamente um gerenciador de livros de aventuras. Nele você poderá criar a mais louca das estórias. Sem programação, sem gastar tempo com rotinas e sem perder a paciência com conhecimentos técnicos obscuros e inacessíveis. Basta usar apenas e tão somente um editor de texto. O próprio editor já contém um, integrado à sua estrutura operacional (mas isso não invalida o uso de outro editor qualquer, desde que respeitadas as regras de construção da aventura).

Você escreve a estória, seguindo algumas regras estabelecidas e o sistema se encarrega de operacionalizar tudo, como se você estivesse lendo um livro. Rápido, fácil e seguro.

 
online