A
instrução fig foi criada para carregar
uma imagem, anteriormente presente num arquivo gráfico,
para a tela. Ela tem o inconveniente de carregar esse arquivo
do HD para a memória sempre que é executada. É
adequada para operações não repetitivas como
aberturas, créditos, etc. No caso das animações,
seria conveniente o uso de imagens pré gravadas em memória,
para evitar o load do arquivo sempre que fosse necessária
sua transferência para a tela ou buffer.
Para
isso usamos os shapes, que são até
20 figuras pré carregadas na memória e antes de
usar qualquer uma delas é preciso fazer o load:
shape
1,"av1"
ou
seja, o shape índice 1 recebeu o arquivo
"av1.bmp".
Assim, sempre que quisermos mostrar o avião na tela, basta
fazer...
shp
1,AviaoX,AviaoY
A instrução
shp difere da fig também
por não conter o flag que indica se há transparência
ou não na imagem. Os shapes sempre tem a transparência
presente.
A grande
vantagem deste sistema, além da presença da imagem
na memória, é que o índice da imagem pode
estar numa variável e com isso podemos obter facilmente
animações e movimentos. |