Primeiro teste de programação
Para verificar se tudo está sendo compreendido como deve ser

Como um primeiro teste de funcionamento da programação RDG e do editor RDG 2000, vamos limpar a tela e colocar uma figura transparente em algum lugar dela. A figura em questão é o avião aí ao lado. Basta clicar aqui para fazer o download de um arquivo zip que contém o arquivo "av1.bmp". Feito isso, descompacte-o no mesmo diretório onde está o RDG 2000.

A primeira instrução será portanto CLS. Note que usamos alguns espaços como margem esquerda do texto. Esta "identação" tem como objetivo tornar o fonte visualmente mais simples de ser compreendido.

O botão "fonte" chaveia a apresentação da tela e do editor de texto, portanto, se quiser ver como está a tela neste exato momento, basta pressionar este botão. Obviamente, o botão "run" executa o fonte (em modo interpretado).

Se executarmos a instrução como está, veremos uma tela preta. Isso porque não foi informado nenhum parâmetro em CLS e portanto a cor usada será a default (zero) preta. Para informar um valor de cor, devemos indicar as três componentes RGB, compondo um único valor. O jeito mais simples e fácil de fazer isso é usando um valor hexadecimal, composto por 3 bytes, onde cada um representa uma componente. Um valor hexadecimal deve ser precedido do caracter "$". Assim

cls $000000

pintará a tela de preto também, da mesma forma que

cls $FFFFFF

pintará a tela de branco e

cls $CEBA14

pintará a tela com um azul celeste (dia) ideal para um aviãozinho voar. O passo seguinte será colocar o avião numa posição qualquer, dada pelo canto superior esquerdo da figura (por exemplo 10,10):

fig "av1",10,10,0

Pronto. Deve funcionar e se funcionar mesmo, você verá o avião no canto superior esquerdo da tela. Parece pouco, mas já dá para experimentar algumas coisas.

 
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