Além de você,
mais três categorias de profissionais podem integrar a equipe
que irá desenvolver os jogos. São divididas em:
Designers:
são os profissionais capacitados a transformar o jogo em
um produto comercial. Um jogo não é apenas programação,
mas incorpora elementos de comunicação visual, arte,
ilustração, sons, além de exigir uma razoável
quantidade de trabalho extra, como a criação de
embalagem, cartazes, folhetos explicativos, propaganda, panfletos,
etc. Quanto mais próximo do modelo comercial de jogo de
prateleira, mais importância tem o designer, no desempenho
geral do produto.
Programadores:
são as pessoas que (obviamente) escreverão o código
do jogo e transformarão as determinações
dos designers em realidade.
Marqueting:
chamamos genericamente (para efeito de simplificação)
de "marqueting" a todos aqueles profissionais que estão
envolvidos com o produto final, sem no entanto pertencer a uma
das duas categorias anteriores. É o pessoal de vendas,
de relações públicas, promotores, etc. É
o pessoal que turbina as vendas afinal, só fazer o jogo
não adianta muito..
O conceito geral
que norteia a formação da equipe é bastante
simples: por mais complexo que seja o jogo planejado, ele sempre
será feito. A presença deste ou daquele profissional
apenas acelera a produção do mesmo. Ou seja, se
não houver nenhum designer na equipe, o trabalho ainda
assim será feito (improvisadamente, claro) e isso trará
consequências para o produto final, não só
em questões de tempo de execução do projeto,
como também na qualidade final do produto.
É preciso
ter em conta que o valor dos salários que será mostrado
não apresenta o valor dos encargos sociais que sobre eles
incidem. Definimos uma taxa de 20% sobre esses salários,
para efeito de simplificação. Portanto, muito cuidado
ao contratar alguém.
Ah, e não
esqueça que você, como todo bom presidente, merece
um salário digno da sua função e que ele
também paga encargos sociais.