Chegamos ao ponto
crucial do simulador: definir que jogo sua equipe irá fazer.
Como regra geral, os jogos demandam um esforço de produção
em função do seu tipo, dos seus requisitos de hardware
e de duas variáveis que serão definidas por você
e que influirão no resultado final das vendas.
Nome do jogo:
você já deve ter percebido que todo jogo no mundo
tem um nome, então a coisa mais importante aqui é
definir um nome para a sua criação.
Em seguida você
deve escolher o tipo específico de jogo que pretende desenvolver,
pois cada tipo tem um comportamente no mercado. Esses tipos entram
e saem de moda constantemente e quando estão na moda, vendem
mais (obviamente).
Adventures:
são jogos que demandam raciocício e atenção
aos detalhes do enredo. São mais para a cabeça do
que para os dedos e vão desde os tradicionais jogos de
aventuras, passando pelos RPGs.
Fps 3D: não
há muito o que falar sobre esses jogos, pois a partir da
metade dos anos 90 tornaram-se os principais jogos comercializados.
No entanto, são complexos para serem produzidos e demandam
bastante mão de obra, principalmente pelo trabalho de construção
dos cenários e personagens animados.
Plataforma.
são os jogos mais conhecidos e consumidos pelos jogadores,
tanto por sua simplicidade, quanto pelos desafios implícitos.
São jogos mais para os dedos do que para o cérebro.
Isométrico:
são os jogos de estratégia e geralmente são
feitos como MMO (massive multiplayer online). Tem legiões
de fãs pelo mundo afora.
A complexidade
de um jogo (simples, média e grande) é um dado que
representa a dificuldade do jogo de ser produzido, ou seja, jogos
grandes demandam mais tempo, porém tem uma resposta de
venda maior que os jogos mais simples.
Você só
conseguirá construir um jogo relativamente rápido
se tiver recursos suficientes, ou seja, se tiver dinheiro para
bancar as despesas até que o jogo fique pronto. Esta seção
mostra uma previsão de quantas semanas serão necessárias
para a construção do jogo (esse valor pode variar
em função das notícias da semana).
Uma vez definida
as características do jogo é preciso definir a forma
de distribuição do mesmo. São tres formas
possíveis, separadas por mídia:
Mídia física:
são os conhecidos jogos "caixinha", ou seja,
eles são gravados em fitas K7, disqueter 5 1/4 ou 3 1/2,
CDrom ou ainda DVD (depende da época que você está).
Além disso demandam a criação da embalagem
e principalmente da produção de um estoque inicial
(o que consome uma grana preta).
Publicação:
são os jogos que ficam à cargo de um publisher,
que cuida das vendas etc, repassando a grana (já descontadas
as taxas).
Internet:
finalmente você entrou na era moderna e resolveu colocar
seus jogos nas lojas virtuais que estão na crista da onda.