O jogo e o planejamento da produção
 

Chegamos ao ponto crucial do simulador: definir que jogo sua equipe irá fazer. Como regra geral, os jogos demandam um esforço de produção em função do seu tipo, dos seus requisitos de hardware e de duas variáveis que serão definidas por você e que influirão no resultado final das vendas.

Nome do jogo: você já deve ter percebido que todo jogo no mundo tem um nome, então a coisa mais importante aqui é definir um nome para a sua criação.

Em seguida você deve escolher o tipo específico de jogo que pretende desenvolver, pois cada tipo tem um comportamente no mercado. Esses tipos entram e saem de moda constantemente e quando estão na moda, vendem mais (obviamente).

Adventures: são jogos que demandam raciocício e atenção aos detalhes do enredo. São mais para a cabeça do que para os dedos e vão desde os tradicionais jogos de aventuras, passando pelos RPGs.

Fps 3D: não há muito o que falar sobre esses jogos, pois a partir da metade dos anos 90 tornaram-se os principais jogos comercializados. No entanto, são complexos para serem produzidos e demandam bastante mão de obra, principalmente pelo trabalho de construção dos cenários e personagens animados.

Plataforma. são os jogos mais conhecidos e consumidos pelos jogadores, tanto por sua simplicidade, quanto pelos desafios implícitos. São jogos mais para os dedos do que para o cérebro.

Isométrico: são os jogos de estratégia e geralmente são feitos como MMO (massive multiplayer online). Tem legiões de fãs pelo mundo afora.

A complexidade de um jogo (simples, média e grande) é um dado que representa a dificuldade do jogo de ser produzido, ou seja, jogos grandes demandam mais tempo, porém tem uma resposta de venda maior que os jogos mais simples.

Você só conseguirá construir um jogo relativamente rápido se tiver recursos suficientes, ou seja, se tiver dinheiro para bancar as despesas até que o jogo fique pronto. Esta seção mostra uma previsão de quantas semanas serão necessárias para a construção do jogo (esse valor pode variar em função das notícias da semana).

Uma vez definida as características do jogo é preciso definir a forma de distribuição do mesmo. São tres formas possíveis, separadas por mídia:

Mídia física: são os conhecidos jogos "caixinha", ou seja, eles são gravados em fitas K7, disqueter 5 1/4 ou 3 1/2, CDrom ou ainda DVD (depende da época que você está). Além disso demandam a criação da embalagem e principalmente da produção de um estoque inicial (o que consome uma grana preta).

Publicação: são os jogos que ficam à cargo de um publisher, que cuida das vendas etc, repassando a grana (já descontadas as taxas).

Internet: finalmente você entrou na era moderna e resolveu colocar seus jogos nas lojas virtuais que estão na crista da onda.